Lição 03 – Plano da Salvação

Lição 03 - Plano da Salvação

O plano da salvação é a resposta de Deus ao problema do pecado e da separação entre Ele e a humanidade. Desde a queda de Adão e Eva, Deus tem um plano para redimir a humanidade e restaurar o relacionamento com Ele. Esse plano é centrado na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A Necessidade de Salvação

O pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva, trazendo consigo a morte e a separação de Deus. Todos os seres humanos nascem em pecado e, portanto, necessitam de salvação.

  • Romanos 3:23: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”
  • Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

O Amor de Deus

Deus, em Seu infinito amor e misericórdia, não abandonou a humanidade em seu estado pecaminoso. Desde o início, Ele planejou enviar um Salvador para redimir o mundo.

  • João 3:16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
  • 1 João 4:9-10: “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o Seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio Dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.”

A Promessa do Salvador

Desde o Antigo Testamento, Deus prometeu a vinda de um Salvador que resgataria a humanidade do pecado. As profecias messiânicas apontam para Jesus Cristo como o cumprimento dessa promessa.

  • Gênesis 3:15: A primeira promessa de redenção, onde Deus declara que a semente da mulher esmagará a cabeça da serpente.
  • Isaías 53: Profecia sobre o Servo Sofredor, que levaria sobre Si os pecados do povo.

A Vinda de Jesus Cristo

Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo como a realização das promessas de Deus. Ele viveu uma vida perfeita, sem pecado, e ensinou sobre o Reino de Deus.

  • Mateus 1:21: “Ela dará à luz um filho e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
  • João 1:14: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

A Morte e Ressurreição de Jesus

O ponto central do plano da salvação é a morte de Jesus na cruz e Sua ressurreição. Ele se sacrificou voluntariamente, pagando o preço pelos pecados da humanidade e proporcionando a reconciliação com Deus.

  • Romanos 5:8: “Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
  • 1 Coríntios 15:3-4: “Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”

A Salvação pela Fé

A salvação é um dom gratuito de Deus, recebido pela fé em Jesus Cristo. Não é resultado de obras, mas da graça de Deus.

  • Efésios 2:8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
  • Romanos 10:9: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.”

A Vida Transformada

A verdadeira salvação resulta em uma vida transformada. Aqueles que são salvos buscam viver de acordo com a vontade de Deus, demonstrando os frutos do Espírito em suas vidas.

  • 2 Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
  • Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”

A Segurança da Salvação

A salvação é segura para aqueles que permanecem em Cristo. Deus é fiel e cumpre Suas promessas, garantindo a vida eterna para Seus filhos.

  • João 10:28-29: “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.”
  • Filipenses 1:6: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

O plano da salvação é a expressão máxima do amor de Deus pela humanidade. Através de Jesus Cristo, temos a oportunidade de ser reconciliados com Deus e receber a vida eterna. Estudar e compreender esse plano nos leva a uma vida de gratidão, adoração e obediência a Deus. A salvação é um dom que transforma nossas vidas e nos prepara para viver eternamente com nosso Criador.

Continue

Próximos Estudos

Lição 04 – Volta de Jesus

Lição 05 – Milênio

Lição 06 – Santuário

Lição 07 – Juízo